Av. dos Holandeses, Qd 13, s/n, Ponta d'Areia. São Luís/MA
Reservas: +55 98 3215-3232
reservas@hotelpraiapontadareia.com.br
Facebook
Facebook
Hotel Praia Ponta d'Areia logo
Faça sua reserva
Entrada
Adultos
Saída
Crianças
Turismo
São Luís e região

São Luís

São Luís foi fundada pelos franceses, em 1612, mas coube aos portugueses darem à capital do Maranhão sua marca registrada - seu belíssimo estilo arquitetônico. Foram os lusitanos que deixaram como herança os mais de três mil sobrados e casarões que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico, no bairro de Praia Grande.

Tombada pela Unesco, boa parte do casario colonial datado dos séculos 18 e 19 remete a uma viagem a um passado de prosperidade e ostentação.

Hoje, os antigos solares do barões abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses. Os bares garantem o agito nas noites de sexta e sábado.

São Luís

Além da história, a cidade preserva culturas e tradições. O Bumba Meu Boi, representação folclórica que combina teatro, música e dança, atrai gente de todo o canto que chega para participar da colorida festa que toma conta das ruas nos meses de junho e julho.

A capital maranhense, porém, exibe uma faceta moderna e luxuosa. Do outro lado do Rio do Anil está a parte nova de São Luís, ligada à área antiga pela ponte José Sarney. Por lá estão arranha-céus, shoppings centers, restaurantes sofisticados que servem pratos típicos como o arroz de cuxá e bares ao redor da charmosa Lagoa da Jansen.

O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia tem 572 metros de extensão e o trecho urbanizado totaliza, aproximadamente, dois quilômetros. A urbanização incluiu a construção de bancos, proteção das laterais, calçadão, passeio e ciclovia, quiosques para comercialização de água de coco, e o mirante, na parte mais extrema do Espigão, além da revitalização do Memorial Bandeira Tribuzi, composto por prédios para administração, lanchonete e área de exposição, entre outros detalhes

São Luís

São Luís

A Lagoa da Jansen destaca-se pela infra-estrutura adaptada à prática de esportes e pela noite agitada e animada, contendo uma grande quantidade de bares e restaurantes para todos os tipos e gostos.

São Luís

As praias de São Luís são bastantes frequentadas e possuem bares em sua extensão, durante o dia e a noite é uma opção de lazer bem procurada.

Na agitada Ponta d'Areia, as barracas ficam cheias na happy hour. Já Calhau tem calçadão, playground, quiosques com música ao vivo à noite e boa oferta de hotéis e restaurantes. Na sequência vem a concorrida Olho d'Água. Próximo dali, na maré baixa, é possível chegar de carro à também movimentada Praia do Meio e a Araçagy, mais afastada. Os surfistas marcam presença na praia de São Marcos, com boas ondas e movimento de jovens.

São Luís

Lençóis Maranhenses

Considerado um dos destinos mais bonitos do país, os Lençóis Maranhenses combinam quilômetros e quilômetros de dunas branquinhas pontilhadas por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. A porta de entrada para o paraíso, protegido pelo status de Parque Nacional, é o município de Barreirinhas. De lá, é dada a largada para a exploração do cenário, que fica ainda mais exuberante entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas estão completamente cheias.

Passeios

Toyota 4X4 no Parque dos Lençóis
Passeio às dunas dos Grandes Lençóis, atravessando de balsa o Rio Preguiças.

Lancha Voadeira no Rio Preguiças
Passeio de dia inteiro conhecendo os povoados de Vassouras (Pequenos Lençóis), Mandacarú ( visita ao Farol da Marinha Militar) e Caburé (Praia).

Boia Cross
Passeio de Toyota até o Municipio de Cardoza, para emocionante flutuação em boias pelo Rio Formiga.

Atins
Nesse passeio deve-se conhecer a Lagoa Verde ou a Lagoa Guajiru, almoçar no Canto do Atins (não incluso no valor do passeio) para saborear o famoso camarão grelhado, conhecer os igarapés, a praia e o pacato e hospitaleiro povoado de Atins.

Quadriciclo
45 quilômetros de trilhas passando por restingas, cerrado e as dunas.

Sobrevoo
Uma boa opção para quem está afim de ter a noção do tamanho do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o Sobrevoo Panorâmico nos Lençóis Maranhenses.

Alcântara

Conhecida como "a cidade que parou no tempo", Alcântara guarda um conjunto de mais de 300 construções coloniais - muitas em ruínas, como a Matriz de São Matias, cartão-postal da cidadezinha. Sobrados, igrejas e palácios são heranças do período de ouro da vila que, no século 18, teve seu apogeu com as lavouras de cana-de-açúcar e de algodão. Algumas antigas residências que pertenceram aos barões ainda exibem marcas da ostentação, como sacadas de ferro, mirantes e azulejos trazidos de Portugal.

A melhor maneira de chegar à cidade é pelo mar - vindo de São Luís, a viagem dura pouco mais de uma hora. Do porto, todos os caminhos levam à ladeira do Jacaré, calçada em pedras coloniais - aproveite a subida para apreciar a paisagem formada por telhados e pela Ilha do Livramento, com praia deserta e acessível por barco.

Uma vez na parte alta de Alcântara, o primeiro contato é com a Praça da Matriz, uma síntese do apogeu e do declínio da região. Os arredores do largo abrigam ainda a suntuosa igreja do Carmo, com altar em estilo barroco; e o casario simples onde as delícias típicas - o doce de espécie - são vendidas nas janelas.

Alcântara preservou também as ricas manifestações culturais maranhenses. As celebrações agitam os meses de maio e agosto, quando acontecem as festas do Divino e do Tambor-de-Crioula, embalando turistas e nativos por becos, ruas e vielas.



Reserva, informações, dúvidas, críticas ou elogios? Entre em contato.

  • reservas:

    +55 98 3215-3232
  • e-mail:

    reservas@hotelpraiapontadareia.com.br